comunicacao no marketing digital

Aula Aberta: Comunicação no Marketing Digital

Aula Aberta – Comunicação no Marketing Digital

Decorreu no dia 9 de março, pelas 18 horas uma Aula Aberta na Universidade do Minho sobre Comunicação no Marketing Digital.

A aula surgiu integrada no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, na disciplina de Laboratório em Publicidade e Relações Públicas, com o objetivo de explicar aos alunos o papel da comunicação no âmbito do marketing digital.

A aula (de entrada livre) foi dirigida sobretudo, aos alunos do mestrado mas também ao público em geral.

Para além da possibilidade de assistir presencialmente à sessão conduzida por Vasco Marques, a aula foi transmitida em direto, ficando a sua gravação disponível. Pode ver ou rever a aula aberta: Comunicação no Marketing Digital em: www.vascomarques.com/universidademinhomktdigital

Aula Aberta: Comunicação no Marketing Digital

Momentos registados online

 

Vasco Marques começou por questionar aos presentes o que consideravam ser possível fazer de comunicação no marketing digital. De facto, a resposta é extensa, já que são imensas as possibilidades. Para começar, a importância das Social Media e a forma como cada uma delas serve propósitos comunicacionais diferentes é de ter em conta. Numa lista de Social Media fundamentais estão o Facebook,  YouTube, Twitter, Linkedin, Google Plus, Instagram e  Pinterest. Mas para além destas existem muitas mais que apresentam vantagens consoante áreas de negócio ou objetivos específicos. Os números foram apresentados, com destaque por exemplo para as contas social media:  2.7 mil milhões e para utilizadores únicos mobile 3.6 mil milhões.

Momentos da Aula Aberta

Depois, foram abordadas as principais áreas do marketing digital: o Website continua a assumir um papel principal no universo do marketing digital; o E-mail marketing não está morto, ao contrário do que muitos possam pensar. É uma técnica de marketing digital muito útil e com vantagens comunicacionais sem comparação quando bem utilizado; As redes sociais, com destaque para o Facebook (pela sua dimensão) e para a crescente utilização do Twitter em Portugal; o YouTube e as técnicas vídeo marketing, com a crescente e visível importância do vídeo enquanto conteúdo de eleição; a produção de vídeo de forma simples e acessível a todos (através por ex. de um smarphone); as ferramentas Google marketing, como o Google Adwords e o Google Analytics e a importância de medir e controlar as métricas no marketing digital.

Timelapse Aula Aberta Universidade do Minho
Twitter Wall


Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.