Dia da Internet mais Segura é o tema em análise na rubrica Redes Sociais com Vasco Marques, no programa “Olá Maria!” do Porto Canal de 07 de fevereiro.
Todas as terças-feiras, a partir das 17:00 não perca as dicas, novidades e notícias que Vasco Marques aborda na rubrica Redes Sociais.
⚫️ Dia da Internet mais Segura – Porto Canal
O Dia da Internet mais Segura é assinalado a 7 de fevereiro, sendo uma data relevante no sentido de alertar para os perigos e os riscos inerentes à Internet. Por outro lado, é também importante no sentido de contribuir, de alguma forma, para a consciencialização e para sensibilização dos utilizadores em relação a uma utilização mais cuidada e mais segura da web.
⚫️ Principais tipos de riscos associados à Web:
Deve dar especial atenção aos dispositivos móveis, pois estão são vulneráveis a certos perigos: Phishing, SPAM, Malware, Roubo de identidade e/ou informação pessoal.
⚫️ Prevenção:
- Proteger o telemóvel com uma password;
- Ativar o autobloqueio para quando o telemóvel está inativo.
- Nunca fazer download de aplicações fora dos mercados próprios dos sistemas operativos (Google Play, App Store, Microsoft Store), uma vez que estes têm um controlo rigoroso sobre as aplicações distribuídas;
- Evitar dar o número de telefone a desconhecidos ou disponibilizá-lo na Internet;
- Utilizar um antivírus no telemóvel e fazer análises regulares ao conteúdo do smartphone;
- Verificar se existem atualizações para o sistema operativo do telemóvel e para as aplicações instaladas;
- Não utilizar a aplicação de notas para guardar informação sensível como passwords, dados bancários ou outro tipo de informação pessoal. É um dos locais onde os “ladrões de informação procuram em primeiro lugar;
- entre outros, pode consultar mais informação em: https://www.internetsegura.pt/riscos-e-prevencoes/smartphones-e-tablets.
Existe uma Linha Internet Segura (800 21 90 90) para apoio e também para denúncia de casos. É coordenada pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do consórcio Internet Segura e do programa Safer Internet, sendo co-financiada pela Comissão Europeia.
⚫️ Dados sobre crianças portuguesas (estudo):
- As crianças portuguesas entre os 3 e os 8 anos são nativas digitais e 94% veem televisão todos os dias.
- Segundo os resultados do inquérito, 38% das crianças acedem à internet, sendo o tablet o dispositivo mais usado para este fim (63%). Conteúdos ligados à televisão, vídeos de desenhos animados e jogos são os mais procurados quando as crianças navegam na internet.
Estas são algumas das conclusões do estudo “Crescendo entre Ecrãs. Usos de meios eletrónicos por crianças“, realizado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
⚫️ Questão das notícias falsas no facebook
O Facebook anunciou, muito recentemente, que irá começar a denunciar e a punir as tentativas de desinformação, apresentando um primeiro conjunto de ferramentas para o efeito.
A rede social não irá decidir o que é verdadeiro ou falso. Nos conteúdos partilhados será adicionado um alerta que indicará que a veracidade de determinada informação é disputada pelas equipas de verificação de factos (ou fact-checking) e a forma como estas fundamentam a sua contestação.
⚫️ Outras dicas para Aumentar Segurança
- Verificar se o seu e-mail ou username foi comprometido em algum serviço web. Pode fazê-lo em: https://haveibeenpwned.com;
- Ativar a autenticação de 2 fatores (2FA) para maior segurança, sempre que possível;
- Verificar Privacidade no Facebook;
- Manter Softwares atualizados: Firewall, Malware, Antivirus;
- Verificar Segurança no Gmail.
- Webcams e Audio: quando não estamos a utilizar a webcam basta bloquear a imagem (por exemplo, fita cola preta ou voltá-la para a parede). Desligar micros. Os hackers atacam sobretudo jovens, entrando remotamente nas webcams e nos micros.
⚫️ Ferramentas que nos ajudam a descobrir a nossa pegada digital:
- Account Killer: para eliminar conta ou perfil online
- Namechk
- Peekyou
- Pode também pesquisar pelo próprio nome no Google, apagar regularmente histórico de pesquisa do PC (especialmente se não for pessoal)
⚫️Como criar e utilizar de forma segura uma password:
- Nunca utilizar passwords com menos de 6 carateres;
- Criar uma password, om pelo menos 8 carateres e deve ser mista, combinando letras, números e símbolos;
- Utilizar, preferencialmente, diferentes passwords para diferentes plataformas;
- Optar por senhas que não sejam óbvias;
- Evitar utilizar: nomes próprios, datas de eventos, nomes de familiares, 123456, etc.
⚫️ Momentos Partilhados nas Redes Sociais!
Veja aqui mais vídeos desta rubrica!
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Comments 3
Pingback: All of Rubrica Redes Sociais - Vasco Marques
Pingback: All of Rubrica Redes Sociais - Porto Canal - Vasco Marques
Pingback: Rubrica Redes Sociais - Porto Canal - Vasco Marques