A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

No programa de hoje, 29 de novembro de 2o16, “Olá Maria!”, no Porto Canal, o tema foi a “A Importância das  Hashtags nas Redes Sociais”.

📺 Reveja o programa “A Importância das  Hashtags nas Redes Sociais” no Porto Canal – Olá Maria

As Hashtags são uma das funcionalidades permitidas em muitas das Redes Sociais em que tem presença ativa, e podem ser utilizadas tanto por pessoas, como por marcas. Pode utilizar hashtags relacionadas com a sua marca como também  hashtags preexistentes na rede ou nas redes onde está presente ( de acordo com a publicação em questão) e incluí-las nos seus posts. Ou seja, para além da hashtag principal (ex: #socialmedia360), as marcas devem  também inserir algumas complementares (ex: #socialmedia, #socialmediamarketing). É importante definir hashtags  próprias para as suas marcas ou negócios, para um determinado projeto ou produto e até mesmo para um evento que esteja a ser organizado para que consigam o monitorizar tudo o que está a ser publicado e interagirem com o público.

Ao utilizar Hashtags, estas tornam-se clicáveis e todos aqueles que pesquisarem por essa hashtag, poderão aceder aos conteúdos publicados pela marca e tornar-se fãs da página, através desta técnica.

O Twitter nasceu em 2006 e foi a primeira Rede Social a utilizar a hashtag e permite uma excelente monitorização em todos os conteúdos. Permite descobrir tendências de assuntos e aumentar a exposição dos seus tweets, caso sejam associados de forma correta. Quando entra no Twitter, do lado esquerdo tem uma lista dos assuntos do momento, baseados essencialmente nisso! Na TV quando se pretende interagir com o público recorre-se ao Twitter, pois permite uma boa monitorização.

A hashtag no Facebook é relativamente recente e não é completamente infalível. Neste rede social, a presença pode ser através de páginas e de perfis. E nestes últimos, por norma, as publicações são partilhadas com amigos, logo se forem publicados conteúdos com hashtag, estes só serão visíveis para aqueles com quem partilhou.  Existem estudos que evidenciaram que o uso de hashtags no Facebook diminuíram o alcance das publicações.

No Instagram é possível utilizar até 30 hashtags, no campo de pesquisa possibilita a pesquisa por  hashtag e é possível a utilização de hashtag com emojis.

Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram, Google Plus, Periscope, Pinterest e Flickr são algumas das Redes Sociais em que já é permitido publicar conteúdos com hashtags. O LinkedIn também já está a implementar o sistema de hashtags!

Regras Gerais:

  • As hashtags têm de ser escritas como uma única palavra, ou seja, sem espaços
  • Com acento e cedilha funcionam, exemplo: #promoção
  • Permite incluir números nas hashtags, mas os sinais de pontuação e os carateres especiais (como $ e %) não funcionam

Exemplos:

#vascomarques2016 -> funcionam em todas as redes (#2016 só funciona no Instagram)

#vascomarques. | #vascomarques!  | #vascomarques€% -> não funcionam em todas as redes 

A Tagboard é uma ferramenta gratuita que permite monitorizar hashtags em todas as redes sociais, gerando um mural útil até para projetar em eventos, mostrando um panorama de todas as publicações, incluindo fotografias de um evento.

Veja aqui mais vídeos desta rubrica!

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Comments 1

  1. Pingback: All of Rubrica Redes Sociais - Vasco Marques

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.