Tendências no Marketing, Gestão e Digital

Vasco Marques Eventos Online, Hangout, Marketing Digital Leave a Comment

Partilha de conhecimento sobre Tendências, com Pedro Barbosa.

Hangout gratuito com transmissão em direto e duração aproximada de 30 minutos, dia 25 de março, moderado por Vasco Marques.

Tópicos:
-Tendências no Marketing,
-Gestão
-Digital

Pedro Barbosa é natural do Porto e com 41 anos, licenciou-se em Engenharia Industrial na Universidade do Minho. Possui graduações e estudos posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCP), Neurociências (MIT OCW) e MBA (EGP-UPBS). Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra e Grupo BNP Paribas.

Actualmente integra os quadros do Grupo El Corte Inglés, é docente do IPAM, Univ. Lusíada, Porto Business School e Espri (Barcelona), assim como colunista regular de edições como a Vida Económica, Metro, OJE, HiperSuper, Marketeer e Jornal de Negócios. O seu primeiro livro, Speculations & Trends (09), foi a primeira obra deste tipo, em crowdsourcing, a nível global.

Publicou Harvard Trends em 2011, que ficou em segundo lugar de vendas dos livros de gestão e mkt, a seguir ao de Steve Jobs. Em final de 2012 publicou um novo Harvard Trends, que se tornou best seller desde a primeira semana. Para mais informação: www.harvardtrends.com.

Foi igualmente autor do be-book “Weekend in Beijing” e é community manager do projecto “I Love Porto”, entre outros.

Em 5 de Julho de 2013 lançou o “The end of Facebook”, um ebook sobre as mudanças de paradigma de um Facebook agora cinzento, aborrecido e profundamente uncool, que está a gerar grande expectativa. Recentemente lançou ainda outro livro: Prometes?
Mais info http://about.me/pedrobarbosa

Este evento online é promovido por www.w4b.tv e www.wweb2business.pt

Hangout – Tendências: Marketing, Gestão e Digital com Pedro Barbosa

Mais um evento com a habitual moderação de Vasco Marques, desta feita com o convidado Pedo Barbosa, que nos falou sobre as tendências nas áreas da gestão, do marketing  e do digital.

Antes de entrar propiamente nos tópicos que foram abordados neste Hangout, dizer que Pedro Barbosa integra atualmente os quadros do Grupo El Corte Inglés, é docente em várias instituições de ensino superior e destacar ainda o seu livro – “Harvard Trends”.

Neste que foi o último Hangout da segunda temporada “Hangouts sobre Marketing Digital”, Pedro Barbosa falou-nos do Omnicanal como a mais óbvia de todas as tendências do Digital neste momento. O Omnicanal é a evolução natural da estratégia Multicanal, que consiste em uniformizar as mensagens para os clientes, atribuindo-lhes “um ADN único”. Assim os Touchpoints (mesmo sendo diferentes entre si) devem possuir uma estratégia omincanal única, uma estratégia que uniformize a mensagem, embora este seja um desafio grande para as empresas.

Portugal está a crescer de forma muito sustentada ao nível do e-commerce e a acompanhar os restantes países ocidentais nesta tendência evolutiva. Hoje sabemos que não há o risco de o comércio eletrónico destronar o comércio físico, como se pensava no passado. É facto que o crescimento do comércio eletrónico está em grande expansão, também devido aos dispositivos móveis, mas irá representar nos próximos anos apenas uma fatia de todo o comércio global.

Uma tendência que se tem verificado é a de as pessoas fazerem pesquisas online e depois comprarem offline. Ou seja, procuram informações sobre os produtos online, mas depois optam por comprar esse produto no espaço físico, podendo experimentá-lo. Uma dado interessante é Portugal ser o país onde esta tendência se evedencia mais nos tempos que correm.

A fusão on /off é a tendência que marcará o comércio no futuro: teremos lojas online a alavancar as lojas offline e vise versa. Este processo passa muito pelo showrooming e pela coragem das empresas disponibilizarem aos clientes a comparação de preços, categorias, etc., com os seus concorrentes. Mesmo que elas não o façam, o cliente irá sempre fazê-lo, logo a estratégia é facilitar ao máximo a vida do cliente.

Pedro Barbosa fala da tendência que existe em procurar um equilíbrio entre o online e o offline, um grande desafio não só para as empresas, mas também para a sociedade atual, que está a aprender e encontrar esse equilíbrio.

Ao longo deste Hangout, o convidado introduziu vários conceitos recentes, um deles foi Media Meshing, que analisa e constata a tendência marcante das pessoas estarem atualmente em modo multitask, ou seja e dando um exemplo – as pessoas estão sentadas no sofá a ver TV, mas ao mesmo tempo estão a interagir através de um chat online, ou a ler conteúdos no seu dispositivo móvel.

A nova realidade omnichannel vai mudar a forma de fazer e programar sites, nomeadamente reduzir a importância dos cockies, a forma como se programa metatags, etc. O foco serão os ID: seja no Facebook, Twitter, etc..

Pedro Barbosa falou ainda da Influência que os eventos ganham ao nível global. Para tal, mostrou um vídeo clip de uma música que está nos Tops https://www.youtube.com/watch?v=QCyIY10KBnk que, não sendo um vídeo promocional traz um product placement muito bem “colado”, e que mostra como as marcas de uma forma genuína se aliam a um evento que ganha uma dimensão global e de forma muito rápida.

As marcas têm de saber comunicar dentro das micro tribos, é esta no fundo a grande mensagem que Pedro Barbosa transmite neste ponto.

Terminou dizendo que esta consciência de fazer comunicação omnicanal é óbvia, mas que deve ser trabalhada com cuidado e muita precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.