marketing digital

Conheça os 7 Pecados Mortais no Marketing Digital

O marketing digital parece ser a solução milagrosa para que os negócios tenham melhores resultados. Basta clicar num botão e já está! Na verdade, dá muito trabalho e é necessário ter um conhecimento profundo em várias áreas. Não há dúvidas que tem de se utilizar o digital para potencializar os negócios, sejam eles quais forem, mas a maioria das pessoas menos preparadas, comete erros mortais.

Vamos alinhar os 7 erros mais mortais no marketing digital:

  • Não definir uma estratégia [gula] – não basta dizer onde se quer chegar. É importante definir objetivos SMART, fazer uma análise interna (diagnóstico) e externa(concorrência), definir orçamento e recursos, planear conteúdos e plataformas a utilizar, caracterizar o público-alvo, definir métricas e KPIs e traçar todo o percurso para alcançar o que se pretende.
  • Não ter site [luxúria] – seja através dum site da empresa, landing page, blog ou loja online, é importante ter uma presença online que seja totalmente controlada pela empresa e independente das redes sociais. Só assim será possível trabalhar em qualquer meio digital, canalizando as conversões para o site, sempre que for mais adequado. Lembre-se: o site é o único meio que controla os dados e a plataforma.
  • Não ter uma presença diversificada nas redes sociais [soberba] – estar presente no Facebook não chega. É importante escolher, pelo menos, duas ou três plataformas relevantes e trabalhar de forma proficiente em cada uma delas. Por exemplo: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
  • Não produzir conteúdos relevantes [preguiça] – fazer posts de produtos ou serviços é algo que já passou à história. Tem de se produzir conteúdos realmente interessantes e impactantes para a audiência, para gerar interesse e interação, fazendo com que se tenha mais influência e desperte interesse. Diversificar com imagens, vídeos, diretos, links para artigos e outros.
  • Não investir em publicidade online [avareza] – não vale a pena estar presente nas plataformas se não se investir em anúncios. É perda de tempo. Investir no ecossistema Facebook e Google é fundamental para chegar a mais pessoas e aumentar vendas. Deste modo, o esforço na produção de conteúdos e a presença nas plataformas será rentabilizado. As publicações com cariz comercial devem ser promovidas. Mesmo as não comerciais, sempre que necessário, também devem ser impulsionadas.
  • Não otimizar presença no Google [inveja] – o SEO é fundamental para aumentar relevância nas pesquisas. Isso pode ser conseguido não só no motor de pesquisa, mas também nas imagens Google, Google My Business, Shopping, YouTube, Google Discover e outros canais. Não há dúvida de que quando alguém tem a necessidade identificada vai ao Google. Por isso, é fundamental implementar táticas para subir para os primeiros lugares, para as palavras-chave mais importantes para o respetivo negócio.
  • Não medir e ajustar [ira]– não adianta ter uma boa estratégia, bons conteúdos, boa presença online, se não se analisam, pelo menos mensalmente, os indicadores, para ter feedback de resultados e implementar os ajustes necessários. É um processo de melhoria continua e de ajustes, face aos testes que vão sendo efetuados.

Trabalhar bem no digital não é para todos; só para quem se prepara, atualiza, testa e trabalha para atingir os seus objetivos. É importante fomentar uma cultura de investimento sustentado no marketing digital, recorrendo a profissionais preparados e qualificados para operar esta transformação digital, seja fazendo cursos de marketing digital, aprendendo com experiência prática, ou recorrendo a conteúdos online gratuitos sobre marketing digital.

Qual destes erros acha ser o pior? Que outros erros podem ser mortais?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.